Home Office | Será que você tem este perfil?

Muitas pessoas estão apostando em novos formatos de trabalho. Uma delas é o Home Office.

As vezes o trânsito e a distância do trabalho fazem com que a jornada diária seja cansativa, e você acaba pensando em como seria bom trabalhar no conforto de casa, não é mesmo? Trabalhar sentado no sofá, ou até mesmo deitado na cama…

Então, existem trabalho que podem ser feitos a partir de casa mesmo, pois são jobs que requerem apenas você + notebook e/ou outra ferramenta; contudo é muito importante se atentar que HOME OFFICE não é sinônimo de HOBBY, você não faz as coisas quando tem vontade, só para passar o tempo ou porque gosta, é seu trabalho e você precisa finalizar.

Primeiro de tudo, você sabe ou já ouviu falar o que é Home Office? Você saberia como trabalhar com Home Office?

Você tem trabalhos à fazer e prazos para entregá-los, o fato de seu escritório ser na sua casa, não significa que você pode trabalhar a hora que sentir vontade, ou dormir a manhã inteira e/ou sair para ir na praia com os amigos que estão de férias. Não! Por isso antes de embarcar nesta jornada e migrar seu trabalho no escritório tradicional para um trabalho Home Office, veja as vantagens e desvantagem deste modelo e se você possui o perfil profissional.

Algo legal de mencionar sobre este modelo de trabalho é que ele te permite trabalhar de locais diferentes, não necessariamente apenas “de casa”. Muitos se apegam a tradução literal do termo, mas na prática o home office te permite trabalhar em qualquer lugar que te proporcione alguns elementos essenciais para sua função, estes elementos podem ser wi-fi, energia, silêncio, inspiração, suporte para seus materiais, espaço confortável, etc. As pessoas costumam frequentar coworking, cafeterias, bibliotecas, entre outros locais.

Focando um pouco no espaço “casa”, talvez você esteja querendo home office por motivos comuns como a comodidade de não ter que enfrentar o trânsito, para não gastar com condução ou gasolina, economizar o tempo do trajeto (que em cidades grandes podem durar mais que 2horas); ou motivos mais específicos como a possibilidade de mudar de cidade/estado e ainda continuar trabalhando para a mesma empresa, você pode trabalhar na área criativa da empresa e acha que estando fora do escritório você tem mais chance de ter um insight, ou pelo fato de não ter com quem deixar os filhos – algo que deve ser bem planejado e melhor executado, pois isto pode ser a diferença entre o seu sucesso e fracasso. Bom, cada um tem um motivo.

Este tipo de trabalho pode ser caracterizado como trabalho remoto. Nas pesquisas feitas no Google, geralmente aparecem anúncios atrativos, com título que “prometem” uma renda extra sem sair de casa, o que não está totalmente errado, mas não é um trabalho milagroso, você realmente precisa se dedicar. Cuidado.

Dica: Vista-se como se fosse sair para ir no escritório, assim você se sentirá mais disposto e seu cérebro, de alguma forma, associará melhor que “está na hora de trabalhar”. Por favor, nada de pijama, é preciso ter mais profissionalismo, ainda mais se você precisar fazer video conferencias através do Skype, por exemplo. Vista uma roupa confortável.

Cuidado para não virar escravo do trabalho também. Estando em casa é fácil perder a noção do tempo e acabar excedendo nas horas extras e acabar trabalhando nos fins de semana. Saiba controlar a hora de começar e encerrar o expediente. Gerencie seu tempo com sabedoria, esquecendo as tentações que existem ao seu redor e lembrando dos prazos para cada tarefa.

Um ponto importante de ressaltar é o isolamento que o home office pode trazer. Tente sair de casa para encontrar com os amigos, ir ao parque, academia, uma volta no calçadão da praia, ver e conversar com pessoas. Socializar!

Tenha um espaço em casa adequado e específico para trabalhar. Assim você ficará mais focado, e terá tudo o que precisa por perto, além de separar melhor a vida pessoal da profissional. Pode ser um ambiente específico, ou um canto da sala, na sacada fechada – com vista para a civilização.

Claro toda regra tem sua exceção, as vezes você se sente mais eficiente trabalhando de pijama, com o notebook apoiado no balcão da cozinha, TV ligada no noticiário local e conferindo as redes sociais. Cada um tem seu jeito de trabalhar, mas é interessante levar em considerações as dicas.

Sugiro a leitura da matéria sobre Home Office divulgada na revista PEGN.

Confira também nesta matéria da ABF as 18 franquias de deram certo no modelo Home Office. Talvez alguma dela se adeque ao seu segmento de trabalho e seja a oportunidade que você estava aguardando.

Bom, se pudermos resumir em tópicos este post seria

  1. Home office é diferente de hobby;
  2. Horários e prazos;
  3. Locais para trabalhar;
  4. Trabalhar em casa não significa menos trabalho;
  5. Vista-se para trabalhar em casa;
  6. Viva. Socialize;
  7. Organize um espaço para chamar de “seu escritório”;

Traremos em breve um post sobre Coworking – uma boa opção de local para trabalhar remotamente.

Conte-nos aqui nos comentários se você trabalha, ou se tem vontade, e os prós e contras que encontrou pelo caminho.

One thought on “Home Office | Será que você tem este perfil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *