Cimento Queimado | Charme industrial na decoração

Provavelmente você já assistiu algum programa de decoração que os arquitetos decoraram uma parede com cimento queimado, certo?

Bom, além de ficar muito bonito e trazer esse tom industrial, a parede e/ou piso de cimento queimado é “simples” de fazer. Desafiador, mas simples.

Os materiais necessários para tal são fáceis de encontrar e não requer muita mão de obra.

Lembrando duas coisas. 1) Nem sempre o que é simples é fácil, no sentido teoria vs prática. 2) Eu indico chamar alguém especializado para isso, mas caso seja adepto do DIY aqui estão os materiais e passo-a-passo. 

Recados dados, segue então a receita.

 

A. Escolha a parede ideal.

O local de aplicação deve ser livre de umidade, poeira, sujeiras e gordura. Dê preferência para aplicar sobre uma parede de destaque, assim o resultado estético ficará melhor.

B. “Ingredientes”

De material será preciso apenas três coisas:
 
  • cimento;
  • areia;
  • água.

Fora isto será necessário alguns utensílios para a sua aplicação como:

  • espátula;
  • recipiente para preparar a argamassa.
  • pincel ou rolo;
  • esponja ou desempenadeira;
  • fita crepe – proteger as bordas da parede.

C. Modo de preparo

Para preparar a argamassa você deve misturar a areia e o cimento primeiro e, em seguida, misture a água aos poucos até obter uma massa homogênea e cremosa.

A medida é: 01 medida de cimento para 04 medidas de areia. Água será adicionada aos poucos.

Outra forma de obter o cimento queimado desejado, segundo o site Triider, é “utilizando massa corrida, massa acrílica ou textura pronta para cimento queimado. Se quiser uma cor diferenciada, você pode pigmentar a sua massa. Para isso, defina a cor a ser utilizada. A medida é o seguinte: para 3,6 litros de massa corrida ou massa acrílica adicione 1 litro de corante.”

D. Aplicação

Proteja as laterais da parede com a fita crepe, assim com interruptores, retire e cubra, se possível, os móveis e forre o chão. Feito isso, você pode começar a aplicar o revestimento.

Aplique a massa na parece com a ajuda da esponja, fazendo movimentos circulares. Espere secar (umas 5h +/-) e depois repita o processo quantas vezes achar necessário – até que fique com a estética desejada. Tenha certeza de que a camada esteja seca antes de aplicar outra demão.

Por último, quando achar que há demão suficiente, “polvilhe” o cimento sobre a argamassa, espere ser absorvido e alise a parede tirando toda a irregularidade da superfície.

E aí, animado para fazer na parede do apartamento? Poste uma foto do resultado e marque a construtora!